quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Chocolate e as suas propriedades

Propriedades Nutritivas do Chocolate
Chocolate o alimento perfeito:Impressionante soma de qualidades: sabor apreciado por todos, enorme variedade de formas, grande valor nutritivo e energético, rápida metabolização e ótima digistibilidade. Especialmente em barras, tabletes ou líquido, o chocolate é o alimento indicado para a merenda escolar e para as grandes coletividades (quartéis, hospitais, escolas, parques infantis, concentrações esportivas, etc.)

Composição ideal.O chocolate é, sem dúvidas, o alimento melhor balanceado que existe, com uma bem equilibrada associação de cacau, leite e açúcar.

Um tablete de 100 gramas de chocolate ao leite contém:
Glucídios 56g
Lipídios 34g
Protídios 6g
Celulose 0,5g
Água 1,1g
Calorias 550kcal

Elementos minerais:
Potássio 418mg
Magnésio 58mg
Cálcio 216mg
Ferro 4mg

Vitaminas:
B1 0,10mg
B2 0,38mg
PP 0,80mg

Equilíbrio:O chocolate é perfeito do ponto de vista do equilíbrio energético, isto é, a relação entre a ingestão dos alimentos e o dispêndio de energia.

Quem quer se conservar ativo precisa de alimentos que reponham a energia queimada.
O E.E. adequado não é simplesmente questão de quantidade, mas principalmente da espécie de alimento consumido, que deve conter as substâncias reclamadas pelo organismo: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, sais minerais, vitaminas, etc. nas proporções corretas:- hidratos de carbono, entre 50 e 55%- proteínas, em torno de 12%- gorduras, em torno de 30%- sais minerais e vitaminas, entre 2 e 3%

Os carbohidratos provocam rápida reestruturação das energias. As gorduras proporcionam energia duradoura. A combinação de ambos com as proteínas e sais minerais resulta no alimento ideal: o chocolate.

O baixo índice de calorias em relação aos outros alimentos, também é muito importante: enquanto uma barra de chocolate de 30 gramas contém 155 calorias, uma batata doce pequena contém 314, e um pedaço de torta de passas, 437.

Valor estimulanteA teobromina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual.
Valor vitamínicoDosagem correta das vitaminas - especialmente do importante grupo B - e inclusive do cálcio para permitir o equilíbrio ideal com o fósforo.

Rápida metabolizaçãoO organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situações de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestão está tranformado em energia.
Ótima digestibilidadeA digestão do chocolate se faz facilmente, graças às gorduras que entram em sua composição: 39% de ácidos graxos não saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido inoléico, indispensável ao organismo.

A digestibilidade da manteiga de cacau, um dos componentes do chocolate, é excelente e seu coeficiente atinge 98%, segundo Pechnik, Borges e Guimarães.

Quanto ao figado, testes biológicos realizados pelo Prof. Gounelle, apresentam absoluta normalidade após a ingestão de chocolate.

transcrito de ofner

Sem comentários: